Introdução
A pesquisa de marketing é a função que integra o consumidor, o cliente e o público ao profissional de marketing por meio de informação - infomração usada para identificar e definir as oportunidades e os problemas de marketing, gerar, aperfeiçoar e avaliar as ações de marketing, monitorar o desempenho de marketing e facilitar o entendimento do marketing e facilitar o entendimento do marketing como um processo.
A pesquisa de marketing especifica as informações necessárias para o atingimento desses aspectos, define os métodos para a coleta das informações, gerencias e implementa o processo de coleta, analisa e comunica as respostas e suas implicações." Definição oficial de pesquisa de marketing - American Marketing Association. Essa definição ressalta o papel da pesquisa de marketing como um auxílio ao processo de tomada de decisão. Um aspecto importante é a inclusão da especificação e interpretação da informação necessária. Freqüentemente a pesquisa de marketing é vista apenas como o processo de coleta e análise de dados para o uso de outras pessoas. A empresas podem obter e manter uma vantagem competitiva pelo uso criativo das informações do mercado. Assim, a pesquisa de marketing é definida como a entrada de informação para a tomada de decisão e não simplesmente a avaliação de decisões que já forma tomadas. Apenas a pesquisa de marketing, no entanto, não é garantia de sucesso; o uso inteligente da pesquisa é que é o fator chave para as conquistas negociais. Uma maior competitividade depende mais da forma como as informações são usadas do que das pessoas que possuem ou não as informações.
No Processo de Desenvolvimento de Produtos, a Pesquisa de Marketing tem participação fundamental no sucesso do lançamento e na melhoria de produtos existentes.
É fundamental que as organizações mantenham foco no cliente para o planejamento da qualidade. As três áreas necessárias para o planejamento da qualidade são:
- Medir a satisfação atual do cliente;
- Medir as necessidades do cliente na melhoria e no desenvolvimento de produtos;
- Medir a fidelidade e retenção do cliente;
- Medir a satisfação do cliente: medir a qualidade em atributos específicos que os clientes:
- Características de valor para o cliente;
- Características que representem benefícios;
- Características superiores à produto similares.
Etapas de uma Pesquisa de Marketing
1. Reconhecimento do Problema de Pesquisa
2. Planejamento da Pesquisa
3. Execução da Pesquisa 4. Comunicação dos Resultados
Alternativas de pesquisa de Marketing:
1. Pesquisa de Produto
2. Testar conceito
3. Determinar desenho ótimo do produto
4. Testes de embalagem
5. Modificações no produto
6. Posicionamento e Reposicionamento da marca
7. Teste de marketing
8. Pesquisa de satisfação
9. Pesquisa de importância 10. Pesquisa de fidelização
Participação de pesquisa de Marketing no PDP
Planejamento EstratégicoProduto:
A oportunidade é atrativa e adequada à empresa?
• Pesquisa de mercado
• Análise da concorrência • Ambiente de negócio
Projeto Informacional:
Quais os requisitos do produto que atendem a oportunidade?
• Pesquisa de mercado
• Análise da concorrência • Ambiente de negócio
ProjetoConceitual:
A concepção de produto é competitivo e atende às expectativas do mercado?
• Teste de conceito • Escolha de alternativas de conceito
Projeto Detalhado
Preparação Produção:
O protótipo atende às exigências técnicas e do cliente?
• Testes de embalagem
• Teste de conceito de protótipo • Análise de desempenho Técnico
Lançamento Produto:
O mercado demonstra aceitação pelo produto?
• Testes de marketing • Testes de campo
Para o planejamento do processo de pesquisa devem ser realizadas as seguintes atividades
1. Identificação do cliente ou nicho de mercado
2. Construção do briefing de pesquisa
3. Planejar a Pesquisa de Marketing
4. Organização da proposta de pesquisa
5. Organização dos instrumentos de pesquisa 6. Essas etapas serão apresentadas e discutidas na seqüência deste capítulo.
Construção Instrumento de coleta de dados
Recomenda-se que um instrumento de coleta de dados para obtenção da demanda do cliente seja constituído das seguintes etapas:
Etapa 1: Organização da fase qualitativa (ou pesquisa preliminar);
Etapa 2: Elaboração da árvore de qualidade demandada dos resultados da fase qualitativa;
Etapa 3: Elaboração do questionário fechado; Etapa 4: Atribuição dos pesos aos itens dos requisitos do cliente
Referências e Links
Nas referências e links abaixo você pode obter informações adicionais sobre Pesquisa de Marketing.
1. AAKER, D. A , KUMAR, V. DAY, G. S. Marketing Research, Sixth edition, Jonh Wiley & Sons. New York, 1998.
2. CHURCHILL, G. A. Marketing: Criando Valor para os clientes. Editora Saraiva 2 ed. 2000.
3. BOYD, H. W., WESTFALL, R. Pesquisa mercadológica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973. 788 p.
4. KOTLER, P. Administração de Marketing: análise, planejamento e controle. São Paulo: Atlas, 1981. 384 p. FMG: 1996 - viii, 187p.
5. MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing - metodologia, planejamento, execução e análise. São Paulo: Atlas, 1993 - VI, VII.
6. MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de marketing: Uma orientação Aplicada. 3 edição Ed. Bookman. 2001. 7. PLATOON, J.; BARCLAY, I. New product development from past research to future applications. Industrial Marketing Management, New York, NY, v. 27, n. 3, p.197-212, may 1998.
O site do IBOPE contém exemplos de pesquisas.
Acesse o link http://www.numa.sc.usp.br/saate/index.php/saate/Aplicar-a-Técnica/Pesquisa-de-mercado e veja mais detalhes da pesquisa de mercado .
Referências para Software
É um sistema on-line para a realização de Surveys. http://www.surveymonkey.com/home.asp
Material para Download
Descreve um breve e genérico roteiro para e elaboração de um questionário. Com certeza o documento sugere algumas diretrizes importantes, já que esse processo requer maior conhecimento do objetivo da pesquisa.
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Henrique Rozenfeld
Quinta-Feira, 21 de Maio de 2009, 16:31:29