O cenário da automação industrial no Brasil e no mundo e a evolução tecnológica das linhas de produção nas indústrias
Com a evolução da tecnologia e a redução dos custos de automação industrial, surgiram novos cenários na indústria. O que propiciou o surgimento de novos métodos de automação em todo o mundo.
O mercado passa por uma mudança de paradigma. Os postos de trabalho da indústria, que antes eram em sua maioria na linha de montagem manual, com baixa produtividade, agora começam a pender para máquinas especiais e linhas autônomas e inteligentes.
Com isso, o processo de automação industrial ganha mais e mais força. Neste texto, iremos avaliar um pouco sobre como funciona este processo. Assim como, quais os efeitos da Automação para a indústria e para a sociedade.
Automação industrial é o processo pelo qual a indústria vem implantando novas tecnologias na produção e manutenção. Essas tecnologias têm como função substituir tarefas que eram até então realizadas por humanos. Esse processo vem ocorrendo lentamente há décadas apresentando resultados promissores.
Em cada setor onde a automação industrial foi iniciada houve um aumento de velocidade de produção. Além disso, a automação tem como objetivo principal a diminuição no número de falhas no processo. Falhas que são causadas pela ação humana.
A cada ano, pelo menos seis novas funções passam a existir, como parte da automação. Dessa forma, existe um aumento anual contínuo nas capacidades de adaptação tecnológica, para que as máquinas consigam realizar tarefas específicas.
|